Seabra Santos Reitor da Universidade de Coimbra critica Governo e a sua gestão sobre Bolonha
Published quinta-feira, março 02, 2006 by Fernando J. Neves | E-mail this post
Seabra Santos aproveitou a cerimónia solene do 716.º aniversário da Universidade de Coimbra para lançar algumas críticas ao Governo na implementação do Processo de Bolonha.“O Ensino Superior português é dos menos regulados – para não dizer o menos regulado – de toda a Europa e é com este diagnóstico que é necessário agir”, afirmou ontem o reitor da Universidade de Coimbra (UC).
Intervindo na sessão solene das comemorações do 716.º aniversário da UC, Seabra Santos teceu algumas críticas à política seguida pelo actual Governo no que respeita, sobretudo, à implementação do Processo de Bolonha que deveria ser aproveitado para introduzir as reformas estruturais que há muito deveriam ter sido concretizadas. Uma oportunidade que é “de ouro”, mas que o reitor teme que não esteja a ser aproveitada pelo país.Para Seabra Santos, o actual sistema é “sub-regulado, com carências evidentes de definições estruturais fundamentais” o que favorece a concorrência “desqualificada” e a consequente diminuição da qualidade. “É lícito perguntar com que direito está o país a induzir em erro as famílias que trazem os seus filhos a estudar em instituições que não serão capazes de lhes proporcionar uma formação adequada.
Porque não se encerram cursos cujas avaliações já provaram a sua deficientíssima qualidade?
A que altar está o país a emular a formação dos seus jovens?”, questionou Seabra Santos.A proposta de regulação-base do sistema apresentada pelo CRUP passaria pela limitação do número de designações para cerca de 100 (actualmente há cerca de 1800 cursos de licenciatura com 825 designações diferentes), pela relação biunívoca entre designações e conteúdos, pelo critério de acesso para uma mesma designação e pela duração universal para um mesmo curso. No entanto, uma vez mais, o Governo “atribui às instituições a responsabilidade de definir conceitos que deveriam estar na esfera da regulação”, acusou Seabra Santos.
0 Responses to “Seabra Santos Reitor da Universidade de Coimbra critica Governo e a sua gestão sobre Bolonha”
Leave a Reply