Centenas de milhar de estudantes, que saíram às ruas de todo o país para protestar contra o polémico Contrato de Primeiro Emprego (CPE), para jovens menores de 26 anos.
Em Paris, a manifestação de segunda congregou mais de 200 mil pessoas. Em Nantes mostraram-se 100 mil manifestantes e 50 mil pessoas em cidades como Brest e Bordéus.A crescente sensibilização do sector estudantil e dos jovens em geral, únicos destinatários do executivo de colocar contra as cordas o seu Primeiro-ministro e forçá-lo a que renuncie a esta nova modalidade contratual.
Será, que os estudantes portugueses estão menos consciencializados, que os de França?
Então, porque é que, não fazemos manifestações destas?
Será que o Movimento Estudantil Português não sabe mobilizar?
Será que os Estudantes Universitários Portugueses concordam com as medidas apresentadas com o Governo?
Será que o Movimento Estudantil Português é que está mal?
Então, porque é que, se CONTINUAM a realizar manifestações (com poucas centenas de jovens universitários), vigílias (com 150 pessoas), encerramentos de universidades, pintam-se paredes (com palavras de ordem contra as propinas) e invasões a Senados???????????????
A MAIORIA CONCORDA COM AS PROPINAS E BOLONHA, SE NÃO ESTARIAM MILHARES DE JOVENS NAS RUAS A MANIFESTAREM-SE.
Algo vai mal e parece-me ser o Movimento Estudantil Português, que não é capaz de enxergar, que os estudantes universitários não se revêem nas suas causas e lutas.
Por isso, a falta de adesão dos estudantes, nas acções de luta no Ensino Superior Português.
Termino, apelando aos dirigentes associativos, que revejam as estratégias e as prioridades, assim contribuindo efectivamente para um melhor Ensino Superior Português.
0 Responses to “França e Portugal - Movimento Estudantil”
Leave a Reply