O ministro da Ciência e do Ensino Superior, Mariano Gago, afastou hoje a hipótese de encerramento de universidades públicas, nomeadamente em Lisboa, classificando-a como "uma fantasia".
"Está obviamente fora de questão que encerrem universidades públicas. Nunca esteve em cima da mesa, trata-se de uma fantasia", afirmou aquele membro do Governo em declarações aos jornalistas em Coimbra.
Mariano Gago comentava uma notícia avançada hoje pelo "Diário Económico", segundo a qual o Governo estaria a ponderar fechar uma das quatro universidades públicas de Lisboa, no âmbito da reorganização da rede de estabelecimentos de ensino superior que deverá avançar no próximo ano.
Para o ministro da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior esta notícia surge na sequência de uma "pura declaração fantasiosa".
Questionado sobre a possibilidade de fusões ou reestruturações na rede pública universitária, Mariano Gago disse que "estão constantemente a acontecer reestruturações e tem de haver reestruturações dentro das instituições universitárias e politécnicas portuguesas".
Mariano Gago confirmou que o Governo encomendou à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) uma análise da rede de ensino superior portuguesa e da política para o sector, que vai ser apresentada dentro de nove dias em Lisboa, por especialistas desta instituição.
O ministro da Ciência participou hoje na inauguração, no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, do super computador "Milipeia", o maior computador nacional de cálculo científico.
Instalado no Centro de Física Computacional, este sistema de 520 processadores vai servir investigadores das universidades portuguesas, estando ainda disponível para a comunidade científica nacional.
0 Responses to “
Ministro do Ensino Superior nega encerramento de universidades públicas
”Leave a Reply