COMUNICADO 2006.09.18 Bolonha com vários sabores


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Reuniu no passado sábado, dia 16, pela primeira vez, o Movimento Associativo de Direita para discutir a situação actual do Ensino Superior. Esta iniciativa promovida pela Juventude Popular resultou numa série de compromissos que visam reflectir o panorama geral e os seus principais responsáveis.
Numa altura em que o Ensino Superior atravessa delicadas transformações, em resultado da implementação do Processo de Bolonha, lamentamos e denunciamos o comportamento dos diversos agentes educativos:
O Ministério da Ciência e Ensino Superior, na pessoa do Prof. Mariano Gago, descartou-se por completo das suas responsabilidades e entregou Bolonha à autonomia Universitária, esquecendo-se que um projecto que ambiciona uniformizar o ensino na Europa jamais terá espaço para discrepâncias internas.
Por seu lado, as instituições de ensino vão adaptando Bolonha às suas necessidades. Vítimas da decrescente procura, apostam o seu futuro numa Bolonha virtual, implementando "em cima do joelho" e com sedutoras técnicas de marketing um processo que parecem desconhecer. Ao contrário de um projecto estrutural, Bolonha tornou-se nas aspirinas das Universidades. Melhora agora, mas não cura!
E uma das partes responsáveis são as ordens profissionais. Condicionam mais este processo que o próprio Ministério. Chegam inclusivamente, naquilo que julgamos um abuso de poder, a ultrapassar a autoridade do Estado e a impor regras ilegítimas.
Com a mesma parcialidade agem os sindicatos e docentes. A maioria apenas "pensa nos seus umbigos" e presos a "direitos adquiridos" colocam entraves a Bolonha. E à custa dessa acção sindical perdemos a competitividade que este processo exige a Portugal
Por fim, as Associações de Estudantes parecem adormecidas e desatentas. Não reagindo nunca, justo num momento em que todas as alterações são pensadas e aplicadas, serão certamente cúmplices neste desleixo geral, que poderá pôr em causa o futuro do nosso ensino e dos nossos jovens.
Perante isto, propõe-se a JP a realizar um levantamento nacional da implementação do Processo de Bolonha para posteriormente o transmitir ao Prof. Mariano Gago e a todos os contribuintes, pois também estes merecem conhecer as hipóteses do nosso ensino no futuro.
A Comissão Política Nacional
"Direita ao Futuro
"


0 Responses to “COMUNICADO 2006.09.18 Bolonha com vários sabores”

Leave a Reply

      Convert to boldConvert to italicConvert to link