Comunicado da JP, relativo ao fim dos estágios remunerados.


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...




“É isto qualidade de Ensino?”

Pagar propinas, ficar deslocado com encargos acrescidos, ver retirado o vencimento respeitante a uma função digna e bastante exigente, para depois, ao fim de um ano lectivo, ser sacudido para o desemprego e no fim da carreira, não ver sequer contabilizado esse esforço para efeitos de reforma?

A juventude Popular considera, na sequência das últimas decisões tomadas pelo executivo do Governo Socialista, que a situação financeira e o défice não se resolvem com dietas à base de gotas de água no oceano, e que não pode o justo pagar pelo pecador.
As licenciaturas em ensino têm já verificado descidas substanciais na procura, por estarem condenadas ao desemprego. As obrigações e encargos financeiros acrescidos, resultantes das colocações, muitas vezes afastadas das residenciais, inevitavelmente levarão a uma degradação do sistema e método de ensino, por via da abolição da remuneração, assim como se tomarão incomportáveis para muitos estagiários, devendo por isso, ser acautelados e minimizados.
Todos os alunos que ingressaram já nas licenciaturas em ensino, não deverão ver as suas possibilidades, direitos e regalias, comutarem sem aviso prévio e durante o seu percurso.
Com esta proposta do Conselho de ministros os alunos estagiários não só deixarão de ter turmas ao seu cuidado como deixarão também de administrar as aulas, passando apenas a assistir, de uma forma passiva.
Há uma declarada falta de confiança, por parte do PS, nas gerações futuras. A JP acredita na qualidade da nossa juventude. Dêem-lhe responsabilidades!

5/6/2005


1 Responses to “Comunicado da JP, relativo ao fim dos estágios remunerados.”

  1. Blogger Fernando J. Neves 

    Fico contente por teres feito, um comentário, com pés e cabeça. Sem teres ultrapassado os limites da boa educação. Por isso e porque isto é um espaço de discussão e de informação, vou-te responder e esclarecer de forma clara e resumida, relativamente ao fim dos estágios remunerados.

    Concordo, quando dizes que “as pessoas já sabem no que se estão a meter”, quando entram para o ensino superior, mas não sei se estás no post certo, porque nós não estamos a criticar a propina ou qualquer tipo de financiamento, das Universidades.

    O que nós estamos a criticar, é realmente o fim dos estágios remunerados.

    Nós achamos, que esta medida do governo, é realmente descabida de qualquer tipo de bom senso, pois os estudantes que querem dar aulas ou querem ir para um estágio profissional, porque é obrigatório, não devem ter de pagar todo o tipo de despesas (alimentação, deslocações, alojamento, propinas, …), sem um apoio social, pois já não têm direito à bolsa de estudo.

    Portanto, se não têm direito ao apoio social, porque já acabaram o curso, não se pode retirar o direito de receber um salário, que realmente pode ajudar nas despesas.

    E não te podes esquecer, que os estágios são obrigatórios para alguns cursos, para poder entrar nas respectivas Ordens e trabalhar efectivamente. Isto é, os estágios ao não serem remunerados, passam ser um trabalho realizado, por pessoas licenciadas, com a única vantagem de ser um trabalho feito, de BORLA, para o estado.

    E isto, não é admissível… porque, para além do mais, os Doutores, ainda são obrigados a pagar uma propina…

    Sempre manténs o teu comentário????

    Fico à espera de uma resposta…

Leave a Reply

      Convert to boldConvert to italicConvert to link