Hoje no Jornal Universitário "A Cabra" - Novo Presidente do NEPUC
Published quarta-feira, maio 24, 2006 by Fernando J. Neves | E-mail this post
Estudantes populares têm novo presidente
O estudante de Farmácia, Constantino Ramos, foi apresentado esta tarde como presidente do Núcleo de Estudantes Populares da Universidade de Coimbra (NEPUC). A aplicação do Processo de Bolonha e a questão das propinas são duas das apostas do núcleo para o segundo ano de existência.
Constantino Ramos eleito como novo presidente do NEPUC Foto: Rui Velindro
Antes de apresentar o novo líder, o presidente cessante, Fernando Neves, fez um balanço do primeiro ano de existência do NEPUC. Satisfeito por juntar à vertente política uma vertente social (como nas campanhas em orfanatos e com a Secção de Direitos Humanos da Associação Académica de Coimbra), Fernando Neves salienta o cartaz “Pensa por ti mesmo” e entende que este se deve aplicar ao estudante em questões como o Processo de Bolonha ou as propinas.
O presidente cessante defende que o Ensino Superior não deve ser gratuito e “não custa nada contribuir financeiramente para o futuro”. Para os alunos mais carentes, Fernando Neves entende que deve haver “uma mais eficaz acção social”. O estudante de Arqueologia vai mais longe, ao considerar que “a maior parte dos estudantes actuais não se revê na actual Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) e se houvesse uma lista a concorrer que fosse contra manifestações, greves e a favor da propina, ganharia”.
Aposta na continuidade e importância de Bolonha
O presidente eleito do NEPUC, Constantino Ramos, elogiou o trabalho do seu antecessor e afirmou pretender “continuar o trabalho efectuado anteriormente, em especial no blogue (www.nepuc.blogspot.com), que tem feito muita gente intervir”. O estudante de Farmácia entende que “o financiamento do Ensino Superior, a paridade nos órgãos de gestão e o Processo de Bolonha são pontos que têm de ser muito batalhados”.
Quanto à questão de Bolonha, Constantino Ramos é da opinião que “há pontos muito positivos que têm de ser aproveitados, uma vez que o Ensino Superior em Portugal está parado há muitos anos e há a possibilidade de uma reforma”.
Considerando que os estudantes, no geral, estão bem informados quanto ao processo, o núcleo mostra-se preocupado com o desinteresse de alguns elementos da comunidade estudantil, uma vez “que já não os vai abranger”, no entender de Fernando Neves. O presidente cessante defende uma informação junto dos estudantes do ensino secundário, e “um contacto entre dirigentes do Ensino Superior e secundário, para haver melhor divulgação do que é o Processo de Bolonha”.
Para além de Constantino Ramos, a nova direcção do NEPUC é constituída pelo secretário João Pancas, e os vogais Hélder Rodrigues, Solange e Ruben.
0 Responses to “
Hoje no Jornal Universitário "A Cabra" - Novo Presidente do NEPUC
”Leave a Reply