Primeira Moção do Nepuc - aprovada com larga maioria na Assembleia Magna da AAC


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Moção
02/05/2005


No passado dia 20 de Abril de 2005, foi aprovada em Assembleia Magna, uma Moção alusiva ao referendo sobre o aborto.

Passo a citar a moção:
“(…) que a DG/AAC abrirá uma Comissão de Luta, com o objectivo de envolver todas as estruturas académicas no grande Movimento que é preciso criar para que a vitória do sim no referendo seja uma realidade. Tendo em conta os princípios que sempre nortearam a acção desta casa, o envolvimento de toda a comunidade académica só está ao dispor da DG. O papel desta no envolvimento das Repúblicas, das Residências, das Secções culturais e desportivas e dos Organismos Autónomos, dos Núcleos e da generalidade dos movimentos cívicos da cidade,… é determinante.
(…), o movimento pelo sim tem que começar já, assim como a comissão proposta. (…).

Proponente: Sofia Rajado”


A AAC, deve pautar-se pelo valor da imparcialidade, independência e união de todos os estudantes.
E independentemente, da opinião formada, que cada um de nós possa ter, sobre este assunto, o papel que caberá sempre a DG/AAC, é o de informar os seus associados, relativamente aos referendos nacionais, e nunca fazer uma clara indicação de voto, tanto para o sim, como para o não, ou seja, a DG/AAC deve manter-se sempre de forma imparcial, relativamente a estes assuntos, sociais ou políticos, que não sejam, relacionados com os da Política Educativa.
E apesar, deste tema ser muito sensível e importante, porque toca a todos nós, ele não deixa de ser extremamente complexo e susceptível a diversas opiniões e convicções.
A liberdade de expressão e de escolha, foram bandeiras fundamentais para esta AAC. Assim, devemos de igual forma preservar esses direitos, que foram por nós conquistados ao longo dos tempos, e isso quer dizer, que nós não devemos pôr as nossas convicções pessoais, acima dos valores da Associação Académica de Coimbra.

Por tudo isto, os estudantes reunidos em Assembleia Magna, ao segundo dia, do mês de Maio, de 2005, deliberam que:

Revogação da Moção acima descrita e aprovada em Assembleia Magna no passado dia 20 de Abril de 2005, pela proponente Sofia Rajado.

A AAC promoverá campanhas de esclarecimento, debates, conferências, informação escrita e de outros meios, que a DG/AAC achar mais conveniente. Mas, com o cuidado de ter sempre em consideração as diferentes posições, que irão surgir em sufrágio nacional, sobre o tema da Interrupção Voluntária da Gravidez e de nunca tomar uma posição pública parcial, para nenhuma das partes envolvidas nesse processo plebiscitário.


Proponente: Fernando Neves


0 Responses to “Primeira Moção do Nepuc - aprovada com larga maioria na Assembleia Magna da AAC”

Leave a Reply

      Convert to boldConvert to italicConvert to link